Miam-ó-fruta uma refeição salutar de France Guillain

O Miam-ó-fruta é uma receita multi-centenária, de notável capacidade nutritiva, completamente natural. Esta refeição universal de France Guillain é boa para se conservar em boa saúde. Além de presentar outros benefícios.

A autora do Miam-ó-fruta é uma navegadora francesa, nativa da Polinésia. France Guillain, 78 anos, é uma pessoa impressionante, sempre ativa. Uma mulher « independente e intensa », como citada na Biba e em outras revistas deprestígio.

A autora do Miam-ó-fruta é uma navegadora francesa, nativa da Polinésia. France Guillain, 78 anos, é uma pessoa impressionante, sempre ativa. Uma mulher « independente e intensa », como citada na Biba e em outras revistas de prestígio.

Durante anos France Guillain viajou pelo mundo afora de barco à velas com as cinco filhas. Assim, tendo a responsabilidade da saúde das filhas e da sua própria, ela criou o seu famoso Miam-ó-fruta.

O Miam é uma refeição fortalecedora, e poderia mesmo resolver problemas de má nutrição em países ditos «pobres». Mas ricos em frutas.

France-Guillain
France Guillain ©France Guillain

Além disso o Miam-ó-fruta é um prato delicioso e bonito. E isto é importantíssimo para o nosso cérebro. Porque o cérebro gosta de coisas bonitas e cansa rápidinho do que é feio. Na realidade o Miam-ó-fruta abre o apetite. Ele é apreciado por todos, tanto pelas crianças como pelos  idosos. Pode-se dizer que o Miam é como se fosse àquele papel de presente bonito que esconde uma linda surprêsa.

Uma bela recompensa

Enfim o Miam-ó-fruta é também bom para a memória, para a atenção e para a concentração. Ademais de reduzir a queda dos cabelos e aumentar o seu volume. Entre outros efeitos benéficos, ele deixa a pele mais luminosa, atenua as rugas, acaba com as espinhas. Esta refeição também ajuda a desaparecer dores articulares. Além de  ajudar a cicatrizar machucados, melhorar a vista, favorecer um sono de boa qualidade.

Resultado: esta receita bem gustativa deixa o corpo mais esperto. Com ela o corpo passa a ser animado por uma energia positiva.

De fato, segundo France Guillain, o Miam-ó-fruta é « um verdadeiro motor para o organismo ». Por isso, em geral, ele faz parte da alimentação dos esportivos de alto nível.

Mas também de outras pessoas, cuja profissão exige uma boa forma física a vida inteira. Como, por exemplo: atores, cantores de ópera, dançarinos, escritores, médicos, advogados, fisioterapeutas, ou pessoas mais simples. Lembro-me que o meu paizinho Manoel Brum De Souza dizia: « a saúde da família é um dos melhores investimentos, que vale à pena assumir ».

Ingredientes de boa qualidade

Porém é importantíssimo usar produtos sem agro-tóxicos. Quer dizer, de preferência, produtos selvagens ou orgânicos.

Antes de começar a preparar o Miam a prioridade é lavar as mãos, em seguida as frutas. Todas as frutas devem ser bem lavadas e enxugadas, mesmo as frutas de casca grossa como a banana.

Para preparar um Miam-ó-fruta é preciso apenas: 1 banana média, 1 limão, várias frutas diferentes(1), sementes de linhaça e gergelim integral cru, sementes e nozes variadas, um óleo orgânico de boa qualidade, extra virgem, de primeira pressão a frio.

Proporções e conservação dos produtos

Cajus
Cajus, Natal, Brasil ©NOLDS 2003

Atenção não se pode aumentar ou diminuir as proporções da receita, qual que seja a idade ou a corpulência da pessoa. Porque se a quantidade de banana for aumentada a sensação de fome aparecerá rapidamente. E um suplemento de nozes irritará os intestinos. Assim tudo o que fôr colocado a mais dos ingredientes citados abaixo complicará a digestão e o trabalho do cérebro.

Além disto é aconselhado conservar todos os oleíferos (grãos), mesmo inteiros, em frascos herméticamente fechados, em local fresco a menos de 18° à 20° e ao abrigo da luz. Como na parte inferior da geladeira, para eles não se oxidarem e não se desmineralizarem. Isto é válido tanto para os óleos como para as frutas. Quanto à linhaça, ela deve ser consumida o mais rápido possível. Nota-se que a linhaça escura é mais laxativa do que a dourada.

Quanto mais fresco melhor

Ressalta-se também que castanhas, nozes e sementes(2) nunca devem ser compradas já moídas.

Elas devem ser moídas, de preferência, em casa para que a farinha seja sempre bem fresca. O ideal é triturá-las no momento de consumí-las. Todavia, em casa, tolera-se que sejam reduzidas em pó com antecedência. Mas, sómente, em pequenas quantidades e, no máximo, o suficiente por apenas uma semana. O que sobrar poderá enfeitar saladas ou ser jogado na terra para as plantas, mas nunca poderá entrar num Miam-ó-fruta. Por isso é melhor comprá-las em pouca quantidade. Sobretudo, verificar a data da recolta, e provar.

Bananas
Bananas

Quanto ao óleo ele deve ser o mais fresco possível, sempre olhar a data de fabricação. O óleo deve ter um cheiro agradável e o sabor da amêndoa fresca da qual foi extraído. Confiar sempre no paladar e no olfato.

Banana

Esta receita só precisa de meia banana, aproximadamente 8 cm. Amassá-la bastante com um garfo num recipiente bonito, prato ou tigela.

O objetivo de amassar bem a banana com o garfo é de oxidá-la, para revelar as suas proteínas vegetais. A banana vai mudar de côr e de cheiro, vai ficar mais docinha e mais digesta. A banana pode ser mesmo amassada na véspera, à noite. Ela ficará mais escura mas isto não é grave. Entretanto não será o caso das outras frutas.

Óleo

O óleo de colza ou canola (Brassica napus) é um produto de boa relação prêço-qualidade, na França por exemplo. Mas, aonde não tiver óleo de colza, ele pode ser substituído por uma mistura de óleos de linhaça e de gergelim cru, ou outros. Exceto azeite de oliva, que deve ser utilizado em outras refeições e nunca no Miam.

Juntar 2 colheres de sopa cheias de óleo na banana já perfeitamente amassada. Misturar bem. Pilando o óleo na banana com o garfo até o óleo desaparecer completamente, como numa maionese.

Sementes e nozes

Linhaça-dourada
Sementes de linhaça dourada

Incorporar ao creme obtido 2 colheres de sopa cheias mas rasas (passar uma faca ou o dedo em cima da colher) de sementes moídas de linhaça e gergelim. Ou só de gergelim se não gostar da linhaça.

Adicionar à mistura precedente 1 colher de sopa cheia, mas rasa, de 3 ou mais grãos diferentes moídos juntos(3): castanha de cajú, do Pará, macadâmia, noz, amêndoa, amendoin, avelã, pistache, sementes de abóbora, de chia, etc. Variar à vontade.

Limão

Regar o creme obtido com o suco de meio limão exprimido na hora. Ou seja, no mínimo, o equivalente de 2 colheres de café. Continuar amassando muito bem todos os ingredientes. A fim que o creme obtido não fique com um sabor ácido ou desagradável.

Ao saborear o Miam todos os ingredientes devem estar bem integrados. De maneira que não se sinta o gosto do limão, nem o da banana, nem o do óleo.

Outras frutas

É importante que todas as frutas sejam sempre bem frescas, cruas e variadas.

Descascar as frutas(4) que precisam ser descascadas. Como: kiwi, papaia, manga, certas pêras ou maçãs, litchi, abacaxi, cáqui, tamarindo, maracujá, granada, pêssego, cajá, cajú, fruta de conde, tamarindo. Não é necessário descascar as frutas de pele fina(4): pêra, maçã, figo, goiaba, uva, morango, ameixa, carambola. Da carambola somente retirar a extremidade lateral dos gomos que são duras.

Frutas
Frutas et Miam

Em seguida cortar em pedacinhos, bem pequenos, uma parte de cada fruta. No mínimo de 3 frutas, e pode ser até de 10. Decorar o creme de banana com os pedacinhos coloridos das frutas. Um prato decorado com carinho, como preparavam os meus queridos pais, é muito importante para abrir o nosso apetite. E essa combinação das frutas com o óleo permite uma melhor utilização deles pelo nosso cérebro.

Mas, atenção: jamais colocar no Miam frutas de digestão rápida. Como: laranja, toronja, tangerina, melancia, melão. Isto porque a digestão dessas frutas é muito rápida. E, por isso, essas frutas vão impedir o aparelho digestivo de tirar o melhor proveito das frutas do Miam. Também nunca utilizar frutas congeladas. Ou em calda ou em conserva, porque elas são sem interesse para esse tipo de refeição  e aumentariam o tempo da nossa digestão. Essas frutas aqui excluídas serão apreciadas em um outro momento do dia.

Observa-se que o Miam só contém açúcares lentos. Nele tudo é bem fresco e vivo. O Miam-ó-fruta é completamente cru e vegetal. Ele é sem cereais e produtos derivados do leite animal ou vegetal.

Leite de côco só fresco

Por isto é proibido usar leite, animal ou vegetal, ou sucos no Miam-ó-fruta. Embora seja possível usar o leite de côco fresco. Ou seja o leite de côco extraído da fruta, em casa, e consumido imediatamente. Quer dizer o leite da polpa do côco fresco retirada da casca na hora de ser ralada e exprimida.

Um prato completo bem apetitoso

Coqueiro-e-côcos
Coqueiro com côcos, Pium, Natal, BR ©NOLDS 2007

Como já foi citado, a apresentação de um prato bem decorado como os meus pais adoravam nos fazer é algo muito importante para o cérebro. As crianças ficam entusiasmadas diante do saboroso Miam. E, sobretudo, as pessoas idosas.

Em vista disso as frutas são cortadas em pedacinhos para ficarem mais apetitivas mas também para facilitar a mastigação. E superar à tentação de serem engolidas antes de serem suficientemente mastigadas. Por isto mesmo as frutas pequenas(4) devem ser cortadas. Tais: cerejas, framboesas, morangos, uvas.

Na verdade dá água na boca ver os lindos pedacinhos de frutas coloridas num prato. Mas elas podem também ser apresentadas separadinhas em tigelinhas diferentes, ou misturadas em volta do creme de banana. Ou até em cima do creme de banana, como uma coroa de frutas preciosas.

Uma boa mastigação é imperativa

Porém o essencial é : mas-ti-gar! Mastigar é uma das bases da alimentação. Tudo o que se põe na boca deve ser triturado pelos dentes lentamente até ficar líquido antes de passar ao estômago.

« Mesmo a sopa e outros líquidos, afirma France Guilain, devem ser bem mastigados » para o estômago digerir melhor. Mais rapidamente, sem fadiga, assimilando perfeitamente os alimentos ingeridos, nutrindo os órgãos e evitando carências alimentares.

O estômago não tem dentes

O estômago não tem dentes. Ele só sabe digerir !

E o Miam-ó-fruta deve ser mastigado por pequenas porções. Estima-se entre trinta e quarenta minutos, para ser bem salivado até que cada porção fique completamente liqüidificada. O que permite ao cérebro de analisar, organizar uma assimilação perfeita e saciar o apetite por mais de cinco horas.

Mastigar bem protege os dentes, as gengivas, o maxilar. Além de ser um bom exercício para os ossos maxilares e mandíbulas. Resultado: o rosto fica mais estruturado, mais bonito, mais harmonioso. E a zona do cérebro chamada hipocampo põe-se a trabalhar. O que é ótimo para a memória!

O miam-ó-fruta – um investimento saudável

Sem contar que uma boa mastigação ajuda a emagrecer. Porque a sensação de fome e a saciação são mais rápidas. Por consequência a quantidade de alimentos ingerida é menor. Constata-se assim que o Miam-ó-fruta é uma refeição econômica. Ele compensa o custo mais caro dos produtos orgânicos.

Na realidade, trata-se de um investimento na saúde. Como me ensinou o meu sábio pai, o senhor Manoel Brum De Souza (1917-2002) do restaurante Monteiro (Nitérói, RJ, Brasil). Assim papai dizia : « Come-se menos porém de melhor qualidade. E evita-se o tempo de espera nas salas dos médicos, além do prêço da consulta ».

Mas, come-se em silêncio. Como narra Eça de Queirós (1845-1900) em A Capital, p. 238, « … E calados, um instante, … iam mastigando o pudim ».

Carambola
Carambola

Porém é claro que, enquanto cada bocadinho é mastigado, é indispensável pensar em coisas boas. Por exemplo, pode-se imaginar o trabalho das pessoas que cultivam os alimentos. Ou agradecer à terra que nos dá tantos nutrimentos saudáveis. Ou ainda louvar as árvores que nos fornecem tantas frutas tão saborosas.

Outra maneira de preparar o Miam-ó-fruta

Dica para alguém que tem dificuldade de mastigar. O Miam-ó-fruta pode ser preparado em forma de vitamina. Todavia a banana deve ser sempre amassada com um garfo antes de ser batida no liquificador com as nozes e sementes moídas, as frutas cortadas e algumas colheres de sopa de água.

Dessa maneira a vitamina obtida fica tão espessa que ela não pode ser bebida gulosamente. Entretanto é imperativo que cada golinho seja mastigado enquanto é saboreado, antes de ser deglutido.

Mais informações sobre os ingredientes

Banana que fortifica

Sendo rica em potássio a banana é um elemento indispensável para controlar o consumo de sal e manter em bom estado o nosso esqueleto. Assim que os tecidos e as células do nosso corpo.

Aliás a banana é o alimento preferido dos grandes atletas. Ela é provavelmente o alimento que mais tem triptofano, um aminoácido essencial ao organismo, que produz a serotonina no cérebro. A serotonina é conhecida como o hormônio da felicidade. É um ante-depressivo natural que contribui para a sensação de bem-estar.

Sendo a banana a fruta mais rica em proteínas vegetais, isto permite de guardar o óleo em emulsão desde a ingestão até os intestinos. Se oxidando a banana revela suas proteínas vegetais e fica ainda mais doce e mais digesta. Assim amassada e oxidada a banana é um dos melhores reparadores e protetores da nossa flora intestinal. Isso foi demonstrado pelos pioneiros da medicina natural. Como os doutores Paul Carton (1875-1947) et Catherine Kousmine (1904 -1992).

Banana ou damasco

A jornalista France Guillain afirma que a banana « é um alimento tolerado pela maioria das pessoas de 3 à 130 anos. Ela é utilizada verde ou madura nas farinhas fabricadas para bebés, precisa a autora no livro « La Méthode » p. 27. Mesmo quem não a suporta, por causa do cheiro ou da textura, a aprecia no Miam. E 99% dessas pessoas nem sentem que tem banana na receita ».

Entretanto quem detestar banana, ou tiver alergia, poderá substituí-la por damascos orgânicos, secos, reduzidos em creme, depois de tê-los deixado de molho na água durante uma noite inteira. 

Óleo

Quanto ao Ômega 3, contido nas duas colheres de sopa de óleo, ele vai nutrir e satisfazer o organismo com o que ele precisa por 24 horas. Acompanhado com os variados oleíferos (grãos) ele oferece um melhor aproveitamento de todos os ômegas ao organismo.

E, como o óleo emulsionado na banana é mastigado lentamente, o cérebro tem o tempo necessário para analisar e ordenar à digestão. Para ela guardar o que precisa e  expulsar o resto, ajudando eficazmente o diálogo entre o cérebro e os outros órgãos.

Colza-ou-canola
Colza ou canola (Brassica napus)

France Guillain também argumenta que, segundo um estudo canadense da Associação Americana de Diabetes, o óleo de colza ou canola (Brassica napus) ajuda a abaixar a taxa de açúcar no sangue dos diabéticos do tipo 2. O óleo de colza é bom para as articulações, para a reconstrução óssea. Ele reduz as dores da artrose graças ao Ômega 3. Além de favorisar a absorvição dos anti-oxidantes contidos nos legumes e frutas, e em particular os da vitamina A.

Papel do óleo no organismo

Existem mais de 25 óleos. Nós precisamos de todos eles. Alguns são saturados, outros são mono ou poli-insaturados.

Por dia, em geral, nosso organismo precisa de seis colheres de sopa de óleo cru. Por isto nesta receita mistura-se o óleo com uma variedade de amêndoas. A combinação do óleo com elas permite que o organismo aproveite completamente dos benefícios dos diversos ômegas neles oferecidos pela mãe Natureza.

Duas xícaras médias de grãos dão apenas un dedal de óleo

Certo os óleos custam caro porque para obter-se um pouquinho de óleo precisa-se de uma quantidade enorme de grãos. Por exemplo, para preencher um dedal de óleo são necessárias duas xícaras grandes de grãos.

Claro todas as frutas contêm um caroço ou uma semente que tem um óleo cru. E, neste sentido, o Brasil é riquíssimo por sua variedade inestimável de frutas e vegetais comestíveis que valem ouro. Todavia, infelizmente, no Brasil, essas riquezas naturais, selvagens, vêm sendo destruídas por ricos e poderosos ignorantes. Ao invés de serem valorizadas pelos políticos que dirigem o nosso imenso País.

Grãos secos

Atenção: os grãos do Miam-ó-fruta não devem nunca ser molhados antes.

Um grão seco, molhado ou germinado não é o mesmo alimento. É claro que se um grão ficar, durante um certo tempo, dentro da água ele vai revelar os seus oligo-elementos. Mas ele vai perder os seus ômegas. E o que interessa ao Miam-ó-fruta é sobretudo o óleo contido no grão, e é no grão seco que se encontra a maior quantidade de óleo. Por isto os grãos do Miam-ó-fruta nunca devem ficar de molho.

CHON

Neste sentido é bom falar do CHON. Na base, tudo o que é orgânico, plantas, animais, humanos, é composto de carbono (C), hidrogênio (H), oxigênio (O) e azoto (N). Quer dizer de C.H.O.N.

Assim o que faz a diferença entre dois sêres vivos, ou as diferenças de textura, são as combinações entre esses elementos. O petróleo é feito de CHON. Da mesma maneira que as rendas de náilon, a lã polar, os tapetes sintéticos, os equipamentos dos automóveis, etc.

Gergelim
Sementes de gergelim

Se pegarmos um grão de trigo por exemplo. O grão de trigo seco é composto de CHON em forma de amido. O trigo moído vira farinha para preparar bolos, pães, cremes. Mas se o grão de trigo passar uma noite inteira de molho na água ele não poderá se transformar em farinha, porém ele vai revelar seus oligo-elementos. Se o trigo continuar a ser regado ele gera um germe bem rico em vitaminas e sais minerais, mas sem amido suficiente para fazer a farinha. E se ele continuar recebendo água ele se metamorfoserá em planta.

Na realidade este grão de trigo só recebeu água, H2O. Ou seja 2 moléculas de hidrogênio e 1 de oxigênio, que aos poucos modificaram as suas moléculas. Mas ele não é o mesmo alimento. Contudo ele ainda é composto de C, H, O, N, só que em proporções diferentes, segundo o estado por que passou.

Importância dos produtos do Miam

O cérebro humano nunca foi tão solicitado como atualmente. Há 70 anos atrás uma pessoa podia trabalhar uma vida inteira sem saber ler ou escrever.

Hoje o cérebro é obrigado a trabalhar muito mais. Por consequência, ele consume mais açúcares (glucídios) e mais óleos (lipídios). E a combinação dos dois no Miam permite uma melhor utilização de um e do outro pelo cérebro. É interessante sublinhar que o bom açúcar é o das frutas frescas e que o único óleo bom é o sem agro-tóxicos, orgânico e cru.

Quanto a linhaça ela fornece uma boa quantidade de Ômegas 3. Além de várias outras virtudes bem úteis ao cérebro.

O gergelim oferece o cálcio. Observa-se que os Asiáticos, por exemplo, que « não se alimentam com nenhum produto lactéo não têm problemas de osteoporose porque eles comem gergelim todos os dias », afirma a médica, gerontologista-nutricionista, Dominique Lanzmann- Petithory, dans La Diététique de la longévité, éd Odile Jacob.

Sem esquecer a ajuda que o gergelim e a linhaça dão à pele. Assim a pele fica bem hidratada, mais elástica e bonita.

Limão
Limão, indispensável no Miam-ó-fruta

Como funciona a mistura de óleo, limão e outras frutas ?

Para o óleo ficar completamente emulsionado quer dizer reduzido em gotinhas finíssimas, capazes de passar a barreira do intestino, ele deve ser acompanhado pelo menos do suco de limão exprimido na hora, para a vitamina C atuar de maneira indispensável no Miam-ó-fruta.

Assim a vitamina C pode liberar o óleo dos radicais livres que ele capturou no estômago. Dessa maneira o óleo se regenera e volta a ser virgem. Ou seja, ele torna-se mais útil podendo alimentar corretament as membranas celulares, que são feitas de 60% de gordura.

Quando o óleo se oxida ele torna-se, óbviamente, oxidante para o corpo. Mas a vitamina C do limão tem o poder de limpar o óleo. Entretanto, com esse trabalho, a vitamina C torna-se inoperante. E é a presença das outras frutas variadas que vai regenerar o limão.

Comprende-se então como cada elemento presente no Miam-ó-Fruta tem um papel determinado. Onde cada um ajuda o outro para o melhor lucro de todos, e de cada um.

O que beber com o Miam-ó-fruta ?

Esta preparação pode ser acompanhada de uma taça de chá verde ou de uma infusão. Visto que seja sempre sem açúcar e sem leite. Salvo no inverno, se as frutas estiverem ácidas, pode-se adicionar um pouquinho de mel e de pólen fresco ao Miam.

Frutas-mercado-de-Pium
Frutas, mercado de Pium, Natal ©NOLDS 2007

Como conservar o Miam ?

Por exemplo, uma vez por semana pode-se preparar dois frascos herméticos de boca larga, que deixe entrar uma colher de sopa. Dentro do primeiro, colocar o gergelim moído com a linhaça. E, no segundo pôr as nozes e sementes trituradas.

Inclusive a banana amassada, com o óleo e as sementes moídas, e mesmo as outras frutas podem ser preparadas por uma semana. Desde que sejam guardadas na geladeira num recipiente herméticamente fechado, para evitar o ar e reduzir o risco de oxidação. Deste modo é só adicionar, na hora de consumir, o suco de limão e as frutas ao creme de banana.

Todavia cada porção deve ser preparada individualmente e colocada em recipientes separados. A saber que é proibido preparar o Miam-ó-fruta em grande quantidade para ser dividida em partes. Então numa família cada um prepara o seu prato.

Exceto se fôr para dar de presente para uma pessoa idosa. Nesse caso o Miam-ó-fruta deve ser transportado numa embalagem bem fechada e hermética. É indicado evitar plásticos, ruins para a saúde.

Quando comer o Miam-ó-fruta ?

O ideal é comer o Miam-ó-fruta em jejum. Porém ele pode substituir o almôço ou o jantar. Ou ser saboreado três horas após uma refeição, mas sem nada absorver nas duas horas seguintes.

Frutas-do-Brasil
Frutas do Brasil

Com certeza qual que seja o momento escolhido o Miam-ó-fruta torna-se logo indispensável para os que querem ficar atentos e espertos durante o dia. E ter um sono agradável e recuperador durante a noite.

 Hoje em dia apesar de sermos obrigados a nos adaptar rapidamente à mutação do mundo, que está numa fase de sofrimento, ainda temos a liberdade de escolher o que gostaríamos de comer. E de preferência produtos que sejam bons para os nossos órgãos, que ajam como um remédio sem causar efeitos nocivos para a saúde. Enfim algo que seja bom não somente para o corpo. Mas igualmente para a mente, o paladar, e o bolso!

Miam-ó-fruta e Banho derivativo

Segundo a cientista France Guillain o Miam-ó-fruta é mais ativo quando acompanhado do Banho derivativo ou Yokool. Trata-se de um banho genital, externo e frio que limpa, tonifica e desintoxica o organismo. No entanto a acunpunturista francesa Sabrina B. diplomada em Medicina tradicional chinesa e Fitoterapia ressalta que ele é mais indicado « no verao, e a doses menores no inverno ».

Livros-de-France-Guillain
Alguns livros de France Guillain

Todavia France Guillain esclarece que « uma boa alimentação variada, sem excesso de quantidade e se possível acompanhada do banho derivativo (ou D-CoolinWay, ou Yokool) fornece imensos benefícios para o organismo ». O melhor é cada um de fazê-lo no seu rítmo.

Enfim o banho derivativo consiste em guardar o períneo bem fresquinho, para controlar a temperatura do corpo. Segundo France Guillain « ele faz parte da higiene de vida dos humanos desde os tempos mais remotos ».

O banho derivativo « é universal. Ele é sem perigo, e é tão arcaico quanto o aleitamento, explica France Guillain. Ele é o substituito da nudez habitual dos primeiros seres humanos nos países quentes. Os animais o praticam sem se questionar. »

Gorduras marrons

Além de France Guillain estudos praticados na Universidade de Harvard (USA) atestam que refrescar o períneo favorece o aparecimento das gorduras marrons, benéficas para o organismo. E essas gorduras boas para a saúde resultam de uma alimentação inteligente e de uma mastigação correta.

Quando essas gorduras são ativadas pela baixa temperatura interna do corpo elas completam pelo menos dezoito funções fundamentais. Inclusive uma delas é o transporte das células troncos reparadoras. Tais como as células troncos da seiva das árvores, estas células regeneram o corpo em permanência. É claro que a água fria estimula a circulação sanguínea e linfática, além de ser um método simples e econômico para ativar o metabolismo. Desde que as pessoas a apreciem.

Uma equipe que ganha

Assim France Guillain nos revela o seu segredo para guardar uma boa saúde e a beleza natural. Para esta autora o essencial é privilegiar uma alimentação sadia, equilibrada, variada, « bem mastigada à base de frutas, legumes, leguminosas ». Como o nosso feijão preto bem brasileiro, todavia sómente 2 colheres de sopa por dia. Bem como outros alimentos variados segundo a necessidade do organismo.

Sem esquecer de tomar banho de sol nas horas certas, de fazer exercícios físicos com respiração, contração do períneo e da barriga. Assim que evitar bebidas álcoolicas e tabaco.

Dica para perder pêso

Goiaba-brasileira
Goiaba brasileira

É interessante precisar que para evitar quilos supérfluos, sem se privar, é bom saborear uma fruta crua, uma maçã por exemplo, antes de uma refeição ou de uma festa. Decerto também beber um copo de água antes de tomar um vinho, cerveja, milk-shake, ou chocolate quente.

Em suma, o método de France Guillain é todo um programa para ficar em ótima forma sem rejeitar os outros alimentos.

Enfim o confinamento atual por causa do Coronavírus, ou as férias, é um momento ideal para experimentar o Miam-ó-fruta.

Bom apetite !

NOLDS.

(Tradução, adaptação, reescritura)

Notas :

(1) Atenção: não confundir frutas e legumes. Tomate, abacate, beringela, abóbora, abobrinha, pimentão, pimenta, são frutos no sentido botânico. Mas não são frutas do ponto de vista alimentar.

(2) Nunca cozinhar nozes e sementes moídas. Nem colocá-las na massa de um bôlo porque elas perdem as qualidades nutritivas quando cozidas.

(3) É bom saber que: 2 avelãs, 1 amêndoa, 1/2 noz ou castanha do Pará, moídas juntas vão dar 1 colher de sopa rasa de pó misturado.

(4) As frutas pequenas devem sempre ser orgânicas ou selvagens. Por serem pequenas e de pele fina essas frutas absorvem completamente o veneno dos agro-tóxicos e podem causar doenças graves.